quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RECORD FAZ 59 ANOS HOJE (PARTE 03)



Entretanto, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da recente TV Globo, e uma posterior série de incêndios nos estúdios acabam por ser o ponto culminante na decadência da emissora a partir de 1966; só no primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de 1966) foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Mesmo em momentos ruins, vale destacar as excelentes novelas exibidas pela emissora no início da década de 1970: "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Os Deuses estão Mortos", ambas de Lauro César Muniz.
Em 1967, estreia o seriado "A Família Trapo" com Jô Soares e Ronald Golias. O seriado foi o maior sucesso da emissora até então. A série foi mantida no ar até 1970.
Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Silvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Sua programação baseia-se principalmente em desenhos animados, séries de televisão e filmes. Em 1972 é criado o Jornal da Record, substituindo o extinto "Jornal da REI", lançado em 1970.Nessa mesma década perde a liderança nacional para a recém-formada Rede Globo.
Naquela época a Record encabeçava a REI - Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em 1968. As emissoras independentes que formavam a rede transmitiam a programação da Record.
A emissora entra na década de 1980 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim, conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic em 1984 e Carlos Nascimento em 1989 sendo que nesse ano tinha 2h de duração e transmitida em cadeia para as cidades de São Paulo,Rio de Janeiro,Brasília,Curitiba e Porto Alegre. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Silvio Luiz à frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. As vinhetas da emissora na época eram um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris e um losango amarelo semelhante a cor dourado ou bege.
Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário