sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RECORD 59 ANOS (PARTE 07)



O ano de 1997 marcou a emissora por grandes contratações e lançamentos. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador, que retransmitia a programação do SBT e que atualmente é conhecido como Record Bahia. Também em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) tornou-se a primeira afiliada da Record no Nordeste e em dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre deixa a Manchete para se afiliar a Record. Em junho deste mesmo ano, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o "TJ Brasil" no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do "Jornal da Record", entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris Casoy. No dia 30 de dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.
Ainda em 1997, Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa 190 Urgente na CNT, foi contratado para apresentar o Ratinho Livre. Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia e dos concorrentes ao conseguir bons índices de audiência. Logo após sua estreia, boatos sobre uma possível ida de Ratinho para outros canais começaram a circular, o que se concretizou em 1998, quando se transferiu para o SBT, que acabou pagando uma multa de cerca de R$ 43 milhões de reais por quebra de contrato do apresentador com a Record. Em seu lugar o apresentador Gilberto Barros (apelidado como Leão) passou a apresentar o "Leão Livre", mas este não manteve o sucesso de público do apresentador anterior e o programa foi cancelado em 1999.
No mesmo ano, o ator Valentino Guzzo, conhecido pela sua personagem Vovó Mafalda é contratado pela emissora para comandar o programa Desenhos da Vovó, o qual apresenta até a sua morte em novembro de 1998.
Foi a partir deste período que a emissora passou a disputar a segunda faixa de audiência diretamente com o SBT.
Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário