domingo, 1 de julho de 2012

HÁ 44 ANOS ESTREAVA A NOVELA “A PEQUENA ORFÔ


No dia 01 de Julho de 1968, estreava a novela “A Pequena Orfã” na Tv Excelsior, com autoria de Texeira Filho, protagonizada por Patricia Ayres e depois substituída por Marize Ney.
Confira o enredo da trama:
Abandonada pelos pais, a pequena Maria Clara, ou Toquinho, como é chamada, sofre nas mãos da malvada Elza no orfanato onde vive. Mas a menina às vezes foge, e numa de suas fugas conhece o solitário Velho Gui, que a ela se apega.
Confira as curiosidades:
  • Mais uma telenovela que explora o filão de "criança abandonada", assunto em moda na época, a exemplo de Pingo de gente (Record, 1971), Sozinho no mundo (TV Tupi, 1968), Tilim (Record, 1970) e Ricardinho: sou criança, quero viver (Rede Bandeirantes, 1968).
  • Patrícia Ayres, que fazia a protagonista, saiu antes do final da telenovela e, para resolver o impasse, foi encontrada uma menina goiana, Marize Ney, que era parecida com Patrícia. Mas, como Marize era três anos mais velha, o autor resolveu o problema com uma passagem de tempo.
  • Em 1970, a Rede Globo reapresentou a telenovela. Ainda, em 2005, Tiago Santiago tomaria como base A pequena órfã para criar Prova de amor, na Rede Record.
  • Em 1993, Marcílio Moraes usou as tramas centrais de A pequena órfã e Ídolo de pano, ambas de Teixeira Filho, para escrever Sonho meu, na Rede Globo.
  • Glória Pires, então com cinco anos, participou da abertura da telenovela e, mais tarde, devido aos problemas contratuais da protagonista Patrícia Ayres, Glória fez a dublagem das cenas já gravadas por Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário