sexta-feira, 20 de julho de 2012

HÁ 42 ANOS ESTREAVA A NOVELA “ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”


No dia 20 de Julho de 1970 estreava na Globo a novela “Assim Na Terra Como No Céu” exibida as 22 horas com autoria de Dias Gomes, protagonizada por Francisco Cuoco. Confira o enredo da historia:
Na Ipanema de 1970, o padre Vitor Mariano abandona a batina para se casar com a jovem Nívea, mas ela é misteriosamente assassinada. Ele volta a usar a batina mas ao tentar desvendar o mistério conhece Helô, filha de um milionário, e se apaixona por ela. Mais uma vez ele abandona a batina em nome da felicidade.
Confira As Curiosidades:
  • Inicialmente, a novela seria exibida no horário das 20h, devido a seu tema polêmico. Esteve prevista para substituir O Ébrio, em 1966, porém foi substituída por O Rei dos Ciganos. Em 1969, foi novamente cotada para ir ao ar às 20h, sucedendo a Rosa Rebelde, mas em vez disso, o vice-presidente das Organizações Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, suspendeu a produção da novela, pois alegou que queria acabar com os excessos dramáticos no horário. Em seu lugar, foi exibida a novela Véu de Noiva, que, mesmo assim, se consagrou como um dramalhão, que remetia ao sucesso de "O Ébrio"; novelas "das oito", cujo foco principal são temas polêmicos mais realistas.
  • Assim na Terra Como no Céu foi o primeiro trabalho do ator Francisco Cuoco na Rede Globo, vindo dos sucessos de Redenção e Sangue do meu Sangue, ambas na extinta TV Excelsior.
  • O diretor de televisão Régis Cardoso narra em seu livro No Princípio Era o Som que o autor apresentou a história à emissora, mas sem um título. Depois de muito tempo pensando, os altos diretores da estação resolveram rezar uma oração do Pai Nosso, para ver se achavam uma luz. Ao ouvir o verso "Assim na terra como no céu", Borjalo disse que o título seria esse.
  • O sucesso dos personagens de Jardel Filho e Paulo José foi tão grande que o público se ligou mais neles que no drama do personagem principal.
  • A atriz Renata Sorrah estreava também nas novelas e fez tanto sucesso que o público queria que sua personagem Nívea ressuscitasse na história.
  • A versão do tema de abertura apresentada na televisão não consta da trilha sonora lançada comercialmente, mas de outro disco com temas de novelas.
  • Assim na Terra como no Céu mostrou o primeiro personagem homossexual da televisão brasileira: o cabeleireiro Rodolfo Augusto, interpretado por Ary Fontoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário