domingo, 6 de maio de 2012

HÁ 16 ANOS ESTREAVA “O FIM DO MUNDO”



No dia 06 de Maio de 1996 estreava na Rede Globo a novela “O Fim do Mundo” escrita por Dias Gomes a novela só teve 35 capitulos e foi exibida no horário das 8. Confira a sinopse da trama:
A história se passa na fictícia Tabacópolis, na Bahia. É estimulada pela fama do paranormal Joãozinho de Dagmar, que prevê o fim do mundo a uns três meses, aproximadamente. Nesse tempo, ocorrem fortes temporais, inundações, raios e trovões e, então, os tabacopolinenses acreditam que o apocalipse chegou. Isso, portanto, faz com que cada habitante tente realizar seus desejos mais profundos.
Tião Socó, por exemplo, resolve acabar com seu problema de impotência sexual, violentando a própria cunhada Gardênia. Sua filha, Letícia, queria se manter virgem apesar das investidas do noivo Josias, neto do poderoso coronel Hildazário Junqueira. A moça, portanto, muda de idéia ao encontrar o peão Rosalvo. Já o Dr. Pestana, dono do hospício da cidade, resolve soltar todos os seus pacientes, gerando ainda mais confusão na cidade.
Produção:
Dias Gomes escreveu o texto para ser apresentado como minissérie, mas, por causa do número de capítulos, 35, e do horário tradicional em que foi apresentado, as 20 horas, foi lançado como uma mininovela, embora tenha sido, na prática, uma minissérie. Isso se deu ao fato da novela antecessora, Explode Coração, ter sido encurtada em 2 meses, a pedido da própria autora, e, sua sucessora, O Rei do Gado, não estar totalmente pronta.
Pela primeira vez numa novela, criaram-se objetos e animais virtuais em três plataformas de computadores. Para as gravações do cataclismo foi feita uma maquete, dez vezes menor que a cidade cenográfica, que tinha 35 mil metros quadrados.
Curiosidade:
O Fim do Mundo foi concebida como minissérie para ser exibida às 22h. Mas a TV Globo decidiu levá-la ao ar no horário nobre, como uma novela em formato reduzido.
• A novela terminou com uma homenagem ao cinegrafista Custódio Ferreira, o Negão, que morrera logo depois de gravar o último capítulo, num acidente de carro, voltando da locação em Vassouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário