sexta-feira, 25 de maio de 2012

HÁ 14 ANOS ESTREAVA NA REDE GLOBO A NOVELA “TORRE DE BABEL”


No dia 25 de Maio de 1998, a Rede Globo exibia o primeiro capitulo da novela “Torre De Babel” de autoria de Silvio de Abreu, exibida como novela das 8 a trama foi protagonizada por: Tarcisio Meira e Gloria Menezes. Confira o enredo do folhetim:

Primeira fase

O ex-perito em fogos de artifícios, José Clementino (Tony Ramos) arranja emprego como pedreiro na construção de um suntuoso shopping center, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro, César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. À certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria, Clementino mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. A família Toledo ouve os gritos e contém Clementino, com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia, e até mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino, para descobrir os seus terríveis e audaciosos crimes, que é um tribunal suspeito.

Segunda fase

Vinte anos se passam, e Clementino deixa a cadeia. O tempo em que esteve exposto à dura realidade do sistema penitenciário fez dele um homem ainda mais amargurado. Embora tente reconstruir sua vida, está obcecado pelo desejo de se vingar de César Toledo, que considera ter sido o grande responsável pela sua condenação.
César Toledo tornou-se um empresário poderoso, mas leva uma vida cheia de angústias. Seu casamento com Marta está em crise e praticamente só se sustenta graças aos esforços dela. A união naufraga de vez quando César reencontra um antigo amor, a advogada Lúcia Prado, e os dois começam um romance. A relação com os filhos também não é bem resolvida. O mais velho, Henrique, administra os negócios do shopping, mas tem um temperamento bem diferente do pai. Extravagante e vaidoso, transforma a festa de inauguração do Tropical Towers em um pomposo evento carnavalesco. Alexandre é o filho do meio dos Toledo. Um jovem estudante de Direito que se ressente de ainda depender da ajuda financeira do pai, que faz questão de que ele complete os estudos antes de sair de casa. O filho mais novo, Guilherme, é a principal fonte dos tormentos da família. Dependente químico, envolvido com marginais, ele vive fugindo de clínicas de recuperação e tentando extorquir dinheiro dos parentes e amigos para conseguir sustentar o vício. Durante a festa de inauguração do shopping, depois de tentar arranjar dinheiro, sem sucesso, ele invade de motocicleta o saguão principal do edifício e tem de ser contido pelos seguranças.
A família de José Clementino, para junto da qual ele volta quando sai da cadeia, trabalha e vive no ferro-velho do seu pai, Agenor, um homem violento e cruel que criou duramente e sem carinho seus filhos e netos na base da tortura física e psicológica. Lá vivem os dois meio-irmãos de Clementino, Gustinho e Boneca; e Shirley, sua filha mais nova, uma jovem meiga e graciosa que sofre de um defeito físico na perna. Ela toma conta de Jamanta, um portador de deficiência mental que vive como agregado da família e trabalha no ferro-velho. Naquele ambiente frio e sem vida, ocorrem alguns dos melhores momentos cômicos da novela, graças às brigas de Gustinho e Boneca – que vivem debochando e implicando um com o outro – e às trapalhadas de Jamanta, um personagem que caiu nas graças do público.
A outra filha de Clementino é Sandrinha. Ao contrário de Shirley, ela não perdoa o pai por ter assassinado sua mãe e alimenta sentimentos negativos em relação a todos os outros membros da família. É uma jovem mau-caráter e ambiciosa que trabalha como garçonete na lanchonete de Edmundo Falcão, porém faz qualquer coisa para se dar bem e subir de vida. Por isso, se envolve com Alexandre Toledo. Completamente apaixonado pela moça, ele não percebe que ela está interessada principalmente no seu dinheiro e que o trai sempre que possível.
Na lanchonete de Edmundo Falcão também trabalha a garçonete Bina Colombo, uma mulher espontânea e engraçada, mas também ingênua, que alimenta o sonho de se tornar rica. Ela mora com a tia Sarita num apartamento pequeno, mas a vida das duas muda depois que, graças a um golpe do destino, a garçonete se torna dona de uma fortuna. Bina está sempre acompanhada da sua melhor amiga, a dócil cozinheira Luzineide, que também trabalha na lanchonete e a quem ela ofusca com sua personalidade exuberante, impedindo que a moça pronuncie sequer uma palavra; é sempre censurada por um "Cala a boca, Luzineide!".
Dando início ao seu plano de vingança, José Clementino consegue um emprego como vigia do Tropical Towers. Dessa forma, ele pretendia instalar explosivos no edifício. Seu plano é destruir o grande empreendimento de César Toledo, mas sem ferir inocentes. Os explosivos seriam detonados quando o shopping estivesse vazio. Entretanto, por razões misteriosas, os artefatos são acionados antes da hora, quando o edifício está lotado. A explosão deixa muitos feridos e mata várias pessoas.
Alguns personagens de destaque na novela morrem na explosão do Tropical Towers. Guilherme, o jovem problemático que inferniza a vida dos Toledo, é um deles. Outras duas vítimas são a estilista Rafaela e a ex-modelo Leila Sampaio. As duas são sócias de uma boutique de moda e têm um relacionamento amoroso.
A empresária Ângela, braço-direito dos Toledo na administração do shopping, nutre uma paixão platônica por Henrique Toledo, seu melhor amigo e colega de trabalho. Henrique, no entanto, é casado com Vilma, além de ser um mulherengo incorrigível que coleciona conquistas românticas, e não desconfia dos sentimentos da amiga. Aos poucos, a paixão de Ângela vai se tornando cada vez mais doentia e, para conseguir o que quer, ela se torna uma assassina fria e implacável, que chega comemorar as mortes de suas vítimas. Seu final é trágico: ao descobrir que Henrique se casaria com Celeste, a mãe de um filho de Guilherme, Ângela se atira do alto do recém-reconstruído Tropical Towers.
Quando o romance entre Lúcia Prado e César Toledo chega ao fim, a advogada se envolve com Alexandre. No final da novela, já tendo acordado para o verdadeiro caráter de Sandrinha, o filho de César Toledo decide ficar em definitivo com o ex-amor do pai. César Toledo e Marta acabam se reconciliando.
Sob a alcunha de Johnny Percebe, Gustinho faz sucesso como cantor romântico. Na verdade, Boneca é que tem talento para cantar, mas acha que é feio demais para se apresentar ao público. Ele, então, empresta sua voz ao irmão, embora se sinta frustrado por não poder aproveitar a fama. A farsa chega ao fim depois de uma apresentação no Planeta Xuxa. Xuxa descobre que Boneca é o verdadeiro cantor e o leva dos bastidores para o palco. Gustinho, por sua vez, descobre seu verdadeiro talento ao ganhar uma chance no time de várzea do seu bairro, tornando-se um jogador de futebol profissional muito bem-sucedido.
No decorrer da novela, Bina Colombo se dividiu entre Edmundo Falcão, Gustinho e Boneca. Ela se casa com o dono da lanchonete, mas os quatro personagens terminam juntos, formando um quadrado amoroso.
Conferiam agora a produção da novela:
  • Silvio de Abreu "ressuscitou" o personagem Jamanta, vivido por Cacá Carvalho, em sua novela das 20h00 seguinte, Belíssima, em 2005.
  • Como na maioria das tramas escritas por Sílvio de Abreu, a história se desenvolve em São Paulo. Também foram realizadas cenas em Salzburg, na Áustria, onde César (Tarcísio Meira) e Marta (Glória Menezes), decidem fazer um passeio.
  • Sobre a explosão do shopping, o mistério foi mantido até o último capítulo, quando foi revelado, na penúltima cena do capítulo, na frente de uma boa parte do elenco da novela, durante o casamento de Henrique (Edson Celulari) e Celeste (Letícia Sabatella), que Sandrinha (Adriana Esteves) era a responsável. Os atores receberam as falas horas antes da gravação da cena ir ao ar, por volta das 17h00.
  • Em 14 de setembro de 1998, uma segunda-feira, houve, no monte Roraima, um acidente com o helicóptero do programa Globo Ecologia, atração da qual participava o ator Danton Mello, o intérprete de Adriano. O ator precisou, devido a isso, se ausentar por alguns meses, ao fim dos quais reapareceu em cadeira de rodas na novela. Seu personagem, na produção, havia sofrido um acidente de carro. Dessa forma, justificou-se o seu sumiço momentâneo. Ele reaparecia no capítulo de número 160, no ar em 26 de novembro de 1998, uma quinta-feira, no festival de apresentação de balé Shirley (Karina Barum), sua namorada na novela. O tema de romance do casal, Corazon Partío, de Alejandro Sanz, foi um grande sucesso nacional, de modo que Karina até dividiu os vocais com o cantor em uma apresentação no Domingão do Faustão. Karina Barum fez de sua sofrida Shirley, um grande sucesso. Todos torciam pela felicidade de sua personagem.
  • A explosão do Tropical Tower Shopping se tornou uma cena antológica da teledramartugia brasileira..[1]
  • No início da trama, Torre de Babel sofreu com a baixa audiência. Parte do público considerava a novela violenta e sombria. O autor então aproveitou a explosão do shopping para tirar do ar personagens que o público havia rejeitado. Entre eles o viciado Guilherme, responsável pelas cenas mais violentas, e o casal homossexual Leila e Rafaela.
Exibição:
Torre de Babel foi exibida entre 25 de maio de 1998 e 16 de janeiro de 1999, substituindo Por Amor de Manoel Carlos a 16 de janeiro de 1999 e sendo substituída por Suave Veneno de Aguinaldo Silva em 203 capítulos, às 20h45min. Durante a exibição do horário político daquele ano, a novela iniciava por volta das 21h20.
Abertura:
A novela teve duas aberturas: a primeira mostrava a torre de babel sendo cercada por vidros, e alguns flashes iluminavam a torre enquanto a câmera focava. Os vidros iam envolvendo a torre e tomando a forma do shopping Tropical Tower, o símbolo máximo da novela. Já na segunda abertura, o céu do plano de fundo ficou mais claro, e os flashes e vidros foram abolidos, deixando a abertura mais simples e curta. A primeira abertura foi melhor apreciada, mas foi modificada para acompanhar as mudanças drásticas na estrutura do texto da novela. O tema de abertura retumbante instrumental da primeira fase, foi trocado pela suave canção Pra Você de Gal Costa. Na primeira abertura, o nome do ator Marcos Palmeira era creditado como "Marcos Palmeiras", erro que foi corrigido na segunda abertura.
Audiência:
·  Média final: 44 pontos.
·  Último capítulo: O último capítulo teve uma média de 61 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário