domingo, 2 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM HENRIQUE ZAMBELLI



Ele é apresentador, roterista, diretor, ator, enfim um grande artista que tem talento. Estou falando de Henrique Zambelli que aceitou dar uma entrevista enfim para o blog.

1.    COMO SURGIU O CONVITE PARA VOCÊ TER UM PROGRAMA NA TV ORKUT?
Em abril, eu fui à emissora divulgar uma peça na qual estava atuando no programa da escritora Mell Glitter. Petrúcio Melo, presidente da rede Orkutv, me viu, gostou da minha espontaneidade e, no dia seguinte à minha entrevista, me convidou para apresentar um programa. 
 2.    COMO É TRABALHAR EM UMA EMISSORA ONLINE (TRANSMITIDA PELA INTERNET)?
É uma experiência diferente para quem estava acostumado a trabalhar em emissora de TV convencional, porque o processo de produção de programa na internet é mais artesanal e menos impessoal. A bagagem que adquiri com meu trabalho na TV facilita bastante o meu trabalho atual. 
3.    QUEM É O ROTEIRISTA DO SEU PROGRAMA?
Eu mesmo.
  4.    O “PROGRAMA HENRIQUE ZAMBELLI” MARCOU A SUA ESTREIA COMO APRESENTADOR DE PROGRAMA. COMO É ESTREAR EM UM HORÁRIO NOBRE E QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA CONSEGUIR ALCANÇAR AUDIÊNCIA COMPETINDO COM AS EMISSORAS DE TV?
Meu programa vai ao ar ao vivo toda quarta-feira, às 21 horas, e concorre com a maior tradição da TV Brasileira que é a novela da Globo. Não é possível nem sonhar em competir com emissoras de TV convencionais por que são outros parâmetros, outra linguagem, outro público. 
5.    EM UMA WEB TV HÁ DISPUTA DE AUDIÊNCIA COM AS EMISSORAS DE TV?
Não, mas meu programa em breve também será transmitido por uma operadora de TV a cabo. 
 6.    VOCÊ ACHA QUE NO FUTURO AS WEB TV VÃO EXIBIR UMA PROGRAMAÇÃO PARECIDA COM AS DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO? (TENDO EM VISTA QUE ALGUMAS DELAS JÁ ESTÃO EXIBINDO WEB NOVELAS, QUE SÃO OS PRINCIPAIS PROGRAMAS ASSISTIDOS EM UMA EMISSORA DE TV)
É justamente o contrário. As emissoras de TV é que vão desenvolver cada vez mais conteúdos para visualização via internet, como já ocorre atualmente com alguns programas. E espero que em breve haja muito mais web novelas porque dará mais espaço para os profissionais da área.
7.    VOCÊ JÁ FOI AUTOR DE NOVELAS E ATUALMENTE AINDA ESCREVE ALGUMAS PEÇAS TEATRAIS. COMO É ESCREVER UM TEXTO PARA SER REPRESENTADO? QUAIS AS FACILIDADES E DIFICULDADES?
Escrever para representar é simples e, ao mesmo tempo, muito complicado, porque requer uma série de detalhes que vão além de se contar uma história.  No caso do texto de teatro, a história completa é contada dentro de um espaço de tempo determinado, o que evita a "encheção de linguiça", mas também exige do autor uma capacidade de síntese muito apurada. 
 8.    COMO AUTOR DE NOVELAS, VOCÊ PODE MUDAR A HISTORIA, MEXER NO TEXTO QUANDO ELE NÃO AGRADA O TELESPECTADOR. E NO TEATRO, QUANDO A HISTORIA NÃO AGRADA, O QUE AUTOR FAZ? JÁ QUE É UMA HISTORIA QUE APRESENTA COMEÇO, MEIO E FIM DE UMA VEZ SÓ NO DECORRER DE UMA OU ATÉ DUAS HORAS DE DURAÇÃO DE PEÇA TEATRAL.
Ao contrário da TV, no teatro, o tempo de ensaio para a realização da obra costuma ser maior e, durante esse processo, mudanças são estabelecidas no texto pelo diretor. E mesmo após a estréia no palco, isso também é possível. Há várias peças de outros autores, cujos textos foram reformulados no decorrer das temporadas. 
9.    APESAR DE POUCO TEMPO NA TV ORKUT, EXISTE ALGUM MOMENTO MARCANTE NA EMISSORA E NO SEU PROGRAMA DE QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR?
Um dos programas que eu mais gostei de ter feito foi o que eu entrevistei as chacretes e homenagiei o Velho Guerreiro. Por ser ao vivo, tive algumas situações engraçadas no estúdio, tais como pronunciar palavras erradas e acabar soltando besteiras (risos). Mas sempre me divirto muito fazendo o programa.
 10. VOCÊ TEM VONTADE DE TER UM PROGRAMA DIÁRIO?
 Se houvesse uma infraestrutura para isso, sim!
11. QUAL A VANTAGEM E DESVANTAGEM DE TER UM PROGRAMA SEMANAL?
A vantagem é você ter tempo para elaborar melhor os quadros e as pautas. A desvantagem talvez seja menos espaço para mostrar meu trabalho.
 12. VOCÊ TEM ALGUM APRESENTADOR(A) QUE SERVE DE INSPIRAÇÃO PARA APRESENTAR SEU PROGRAMA?
Três apresentadores: Xênia Bier e os saudosos Edson Bolinha Cury e Clodovil, mas não procuro imitar nenhum deles, só me baseio na irreverência deles.
13. O SEU PROGRAMA TEM UMA HORA DE DURAÇÃO. HÁ POSSIBILIDADE DELE TER UMA DURAÇÃO MAIOR?
Sim, claro. Aliás uma hora tem sido pouca pra tanta coisa que acontece... 
 14.  FALE UM POUCO DA COMÉDIA TEATRAL “A SEGUNDA DAMA”, DA QUAL VOCÊ FOI AUTOR E DIRETOR DA PEÇA.
Foi minha primeira experiência com uma mídia que ainda não dominava, já que eu era de TV e não de teatro. O resultado da montagem que produzi e dirigi em São Paulo foi bem dentro do que eu esperava, contei no elenco com ótimos atores, e a resposta positiva com relação ao meu texto é o fato de ele ser montado até hoje por um grupo teatral de Belo Horizonte, com sucesso.
15. EM 2012, VOCÊ ESTREOU NOS PALCOS COM A PEÇA “COMO DELETAR MEU CASAMENTO”. COMENTE SOBRE ELA: E DIZ COMO É SER AUTOR E ATOR DE UM MESMO TRABALHO?
Eu não era autor dessa peça, só fiz umas adaptações no texto original. Foi bom atuar nessa comédia, sobretudo por ter enfrentado diversos obstáculos durante o processo de produção e, no final, ter a grande satisfação pessoal de ver a plateia rindo das minhas gags e me aplaudindo espontaneamente em cena aberta.
 16.  SE NÃO FOSSE ARTISTA SERIA O QUE? 
Psicólogo 
17. FILME:
 Domésticas
18. MÚSICA: 
 Sea (Jorge Drexler)
19. LIVRO: 
Anarquistas Graças a Deus
20. VIAGEM INESQUECÍVEL: 
Buenos Aires (Argentina)
21. O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA MESA: 
Cadeira
22. O QUE GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS? 
Ver filmes em DVD. 
23. QUAIS SÃO AS NOVIDADES DO SEU PROGRAMA OU QUAIS SÃO AS SUAS NOVIDADES? 
Em breve, estréiam os novos quadros "Mulher Objeto" e "Aplausos", cujos detalhes não informarei ainda para não atiçar alguns "profissionais" que já andam copiando detalhes do meu programa por aí (risos). E para 2013, também tenho outros projetos como ator no teatro, na TV e também como autor de teatro e do meu primeiro livro e meu curso para roteiristas. 
24. PARA QUEM QUER SEGUIR CARREIRA COMO AUTOR (A), ROTEIRISTA, ATOR (ATRIZ), DIRETOR (A) OU APRESENTADOR (A) O QUE VOCÊ DIZ?
Tenha certeza do que você quer e persista, pois a carreira artística é MUITO difícil. Mas é sempre melhor lutar por aquilo que lhe faz feliz.
Eu quero dizer muito obrigado ao Henrique Zambelli pela entrevista, foi um prazer entrevistá-lo, gostaria de deixar aqui para os leitores do blog o site dele para vocês conhecerem ainda mais ele e o trabalho dele site é este que segue logo abaixo:
http:// www.henriquezambelli.com.br
Também quero convidar todos a assistir o “Programa Henrique Zambelli” toda Quarta-Feira as 21 horas na Tv Facebook, o site é este logo abaixo:
http:// www.tvfacebook.com.br

2 comentários:

  1. Obrigado pela entrevista e por me ajudar na divulgação de meus recentes trabalhos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PELA ENTREVISTA HENRIQUE ZAMBELLI........SUA IRREVERENCIA E SUA SIMPATIA JUNTO AO PÚBLICA O TORNA AINDA MAIS ATRAENTE E MEIS PROFESSIONAL.... OBRIGADO POR LEMBRAR DO MEU QUERIDO E SAUDOSO PATRÃO BOLINHA........SUCESSO MIL PRA VOCÊ
    TANYA BANG BANG

    ResponderExcluir