sábado, 8 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM ADILSON MAGHÁ


Hoje o blog Ligado na Cultura vai trazer para vocês leitores uma entrevista com o ator Adilson Maghá, ele que já fez alguns trabalhos na Globo, aceitou o convite de ser entrevistado confira abaixo como foi esta entrevista muito legal que foi feito com ele vale a pena conferir.

NOME

De Batismo: Adilson Magalhães

Artistico : Adilson Maghá

 QUAL FOI SEU PRIMEIRO TRABALHO NA TELEVISÃO?

Mini-série Grande Sertão Veredas -1985 – Rede Globo- De Guimarães Rosa – Dir. Walther Avancini

ATUAÇÃO INESQUECIVEL:

Guardo sempre comigo todas as atuações, cada uma tem sua particularidade e todas são inesquecíveis.

MOMENTO MARCANTE NA CARREIRA?

Quando a convite de Márcia Andrade, fui me recadastrar na Globo,(após o trabalho de Grande Sertão Veredas), anos depois. Ainda não havia sido concluído o meu cadastramento, era uma pausa para o almoço, já ali fui  incluído no elenco de Amazonia, de Gloria Perez,  através da Frida Richter

O QUE VOCÊ GOSTA DE ASSISTIR?

Em televisão: Esportes, Jornalismo, documentários, quando tenho tempo acompanho novelas, ficções (adoro).

NUNCA ASSISTIRIA:

Religião na TV.

O QUE FALTA NA TV:

Maior critério em respeito a valorização de cada profissional em sua área.

E refinar a linha de humor, os atuais, poucos são de bom gosto.

O QUE SOBRA NA TV:

Culinária e religião.

ATOR FAVORITO:

São muitos os favoritos, mas predileção imbatível O Ícone Mestre LIMA DUARTE.

ATRIZ PREDILETA:

São tantas de enorme valor, Mas inicio com LAURA CARDOSO, seria um rosário enorme, da velha e nova geração.

COM QUEM GOSTARIA DE CONTRACENAR?

Já tive a enorme honra de trabalhar com inúmeros e fantásticos mestres e mestras de nossa teledramarturgia em tão pouca vivencia no meio. Que acho que já fui muito bem agraciado. Quantos mais vierem, serão para mim sempre uma honra e um aprendizado.

SE NÃO FOSSE ATOR, O QUE SERIA:

Não me vejo em outra situação, apesar que em minha vida, foram muitas as minhas experiências.

NOVELA PREFERIDA:

Das que gostei de ver ou participar, não há a preferida cada qual tiveram os seus momentos de grandiosidades. È muita rica a nossa teledramartugia.

CENA INESQUECÍVEL NA TEVÊ:

Assassinato de J. Kennedy, Morte de Ayrton Senna, Ataque as Torres gêmeas Tsunamis etc.etc, estas coisa ficam para sempre. As belas cenas românticas, hilárias, poéticas etc... estas são consumidas a cada nova cena, de nossa rica criatividade televisiva.

MELHOR TRILHA SONORA DE NOVELA:

Não tenho nenhuma preferência sem desmerecimentos.

FILME:

Sem predileções. Adoro fazer cinema, e gosto de assistir.

LIVRO:

Confesso não ser muito dado a leitura maniaca, leio o que me atraí. Mas cito alguns que marcaram, a exemplo: Fernão Capelo Gaivota, O Velho e o Mar, Grande Sertão Veredas, O Segredo, O homem Nú, pode se ver que bem diversificado. E gosto de coisas novas de autores desconhecidos.

O QUE GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS?

Preenche-las com coisas uteis. Até plantar flores serve.

O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA MESA?

Uma boa companhia, este é o melhor tempero, senão encaro mesmo é uns pasteizinhos fritos.

AGORA PARA DEIXAR OS LEITORES MAIS POR DENTRO DE SEUS TRABALHOS ME DIGA QUAIS FORAM AS NOVELAS QUE VOCÊ PARTICIPOU?

Novelas foram poucas e todas na Globo. Caminho das Indias de Gloria Perez direção de Marcos Schectmam, personagem Ciro, Guru de Shankar (Lima Duarte),  Sete Pecados de Walcyr Carrasco direção Jorge Fernando, personagem  Evaristo (Protetor das Sete cidades Sagradas), Araquaia de Walther Negrão direção e Marcos Schectmam, personagem Genésio (Genão)

. VOCE TAMBÉM É ATOR DE TEATRO, COMO É TRABALHAR NOS PALCOS TEATRAIS? NOS FALE A EXPERIENCIA DESSES TRABALHOS EM TEATRO:

Teatro é a fundamental escola para qualquer ator(iz), Faço o como profissional desde os anos setenta, e foram muitas as encenações ora como diretor ora como ensaiador ora como ator e as vezes dobrando as funções. È uma experiência muito mais marcante, pela presença do publico ali á sua frente,  a resposta é imediata e há que ter uma preparação primorosa, não se permite ao erro pois este pode vir a danar com todo um trabalho de elenco. Já estive em montagens clássicas como dramas, musicais, bem como em comédias, mais densas e ou mais suaves. E atualmente estou em uma montagem de clássico de nossa obra literária que o musical “Morte e Vida Severina” de João Cabral de melo Neto com musicas de Chico Buarque e projeções em slides da Serie “Os Retirantes” do mestre Candido Portinari, sob direção de Pedro Paulo Cava.

O SEU FILHO TEM UMA BANDA MUSICAL. VOCE COMO ARTISTA AJUDA ELE NA CARREIRA? COMPARTILHANDO EXPERIENCIA E CONHECIMENTO DE ALGUMA FORMA AJUDANDO MESMO A LIDAR E SEGUIR CARREIRA.

Sim! Dou a ele e aos companheiros todo o apoio que me forem pertinentes, está foi uma iniciativa pessoal dele (Marco Tulio “Banda Zé Trindade”), bem como de um outro meu filho(Gustavo Marquezini), que escolheu o teatro e que hoje divide comigo o palco em Morte e Vida Severina.( Também uma opção pessoal).

VOCE FEZ UMA PARTICIPAÇÃO NO SERIADO “CASOS E ACASOS”, NA QUAL O FRANSCISCO MILANI DIRIGIU O EPISIDIO QUE VOCE PARTICIPOU, COMO FOI TRABALHAR COM ELE? CONTE PARA NÓS LEITORES ESTA EXPERIENCIA COM ELE QUE JÁ ERA UM VETERANO NA TV.

Em verdade trabalhei com o Milani (filho),Também muito prazeroso ter tido esta oportunidade. Gostaria de ter outras tantas.

COMO FOI TRABALHAR NA MINISSERIE “GRANDE SERTÃO DE VEREDA” QUE FOI UMA ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO DE GUIMARÃES ROSA QUE TAMBÉM TINHA O MESMO NOME DA MINISSERIE?

Por ter sido o meu primeiro trabalho em televisão, foi extraordinário, ter o privilégio de trabalhar com a nata do elenco da Globo, sob a direção do  mago Walther Avancini. Um trabalho que deveria ser reapresentado na grade de qualquer emissora, pela grandeza.

NA MINISSERIE “AMAZONIA” VOCE TRABALHOU JUNTO COM LIMA DUARTE, DEPOIS EM “CAMINHOS DAS INDIAS” E “ARAGUAIA” DIZ PARA NÓS COMO É TRABALHAR COM ELE QUE É UM VETERANO NA TV.

Imensamente prazeroso tê-lo diante de si com toda aquela grandiosidade e poder trocar com ele a magia de olhar nos olhos, sem temer, pois que ele te dá todo o conforto e segurança. Uma grande aula, uma benção divina.

COMO É A QUESTÃO FAMILIA E CARREIRA ARTISTICA? DÁ PARA CONCILIAR OU NÃO?

Sim, perfeitamente, desde que não misture o que é real e o que é ficcional, eu particularmente tenho uma grande parceira e fã, de onde recebo muito apoio e compreensão.

COMO É SER ATOR? INTERPRETANDO VARIOS PERSONAGENS AO LONGO DO TEMPO? TEM ALGUM QUE ATE HOJE VOCE PASSA NA RUA E O PUBLICO TE CONHECE POR CONTA DE ALGUM DELES?

Sim, geralmente estes são os vividos nas telenovelas, por longo tempo te tratam como se fosse o personagem. Para mim, vivo intensamente estes personagens e assim que se cumpra a missão, busco imediatamente, como se fosse deleta-los, senão irei viver uma paranoia sem tamanho.

Ainda hoje me surpreende alguém me acenando ou chamando de GENÃO( de Araguaia).

VOCE É UM ATOR MINEIRO, E NO SEU ESTADO VOCES TEM UM SOTAQUE, COMO É FAZER UM TRABALHO  NA QUAL NÃO PODE FALAR DO SEU JEITO, EXEMPLO UM PERSONAGEM DO RIO DE JANEIRO OU DE SÃO PAULO QUE UM SOTAQUE DIFERENTE DE MINEIRO?

Aí entra em cena a queridíssima IRIS GOMES, a professora de prosódia,  Anjo da  Guarda do elenco da Globo, que nos prepara com grande maestria.

QUANDO PODEREMOS VER VOCÊ DE NOVO NA TELEVISÃO?

Espero que breve, já ando meio neurado,  sentindo falta do convívio de pessoas queridas. Acredito que se tudo der certo, a partir de Março de 2013.

E PARA QUEM QUER SEGUIR CARREIRA ARTISTICA O QUE VOCÊ DIZ?

Inicialmente ter a certeza de que é isto mesmo que deseja, pois que não é fácil, ganhar seus espaços e mais difícil ainda manter-se nele e deles. Humildade, competência e profissionalismo é ordem primeira. E antes disso tudo, buscar ter uma boa experiência com preparações básicas.

Eu quero dizer muito obrigado ao Adilson Maghá, pela entrevista, foi um prazer entrevista-lo.

3 comentários:

  1. Para os meus afccionados, um momento de minha vida profissional.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bacana demais! É importante procurarmos manter o registro de nosso trabalho. Parabéns, Maghá, por sua trajetória no palco, e que venham mais e mais. E Sucesso!
    Socorro Vieira

    ResponderExcluir