domingo, 6 de maio de 2012

HÁ 40 ANOS IA AO AR O ULTIMO CAPITULO DE “MEU PEDACINHO, DE CHÃO”


No dia 06 de Maio de 1972 ia ao ar o ultimo capitulo da novela “Meu Pedacinho de Chão” de autoria de Benedito Ruy Barbosa no horário das 18 horas, confira a sinopse da trama:
Pedro das Antas (conhecido como Serelepe) e Lidiane (Pituca) são apaixonados desde a infância.Os dois cresceram juntos, mas se separam na adolescência.11 anos depois, os dois voltam para a cidade em que se conheceram. Epaminondas, pai de Lidiane, nesses anos, passa a ocupar ilegalmente as terras de Serelepe, que volta e tenta recuperar as suas terras. Lidiane, por sua vez, se formou em professora e passa a dar aulas para os analfabetos do vilarejo. Serelepe, quando descobre que Liliane está na cidade, decide lutar pelo seu amor mas, quando descobre o parentesco de Epaminondas, seu maior rival, com Lidiane, tenta esquecê-la.
Produção:
A produção foi realizada pela TV Cultura da Fundação Padre Anchieta, gravadas em seus estúdios da Água Branca em São Paulo SP. Grande parte das externas da novela foi gravada em duas fazendas do município de Itu, em São Paulo.
A história era um drama rural e transmitia ensinamentos úteis aos trabalhadores e à população do campo. Os autores contavam com informações fornecidas pelas secretarias municipais de Agricultura e Saúde para escrever sobre vacinação, desidratação infantil, higiene e técnicas agrícolas. Com o desenvolvimento do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), na época, a novela também abordou o problema do analfabetismo no campo, levando personagens adultos às salas de aula.
Exibição:
A telenovela inaugurou o horário das seis da Rede Globo, que permanece até hoje, no dia 16 de agosto de 1971.A trama durou até o dia 6 de maio de 1972, sendo substituída por Bicho do Mato, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, totalizando 185 capítulos.
Curiosidades:
  • A novela tinha em seu elenco Patrícia Aires, que ficou famosa na telenovela da TV Excelsior A pequena órfã.
  • A telenovela foi exibida inicialmente pela TV Cultura e pela Rede Glovo e reprisada várias vezes pela TV Cultura.
  • Em 1983, a Globo fez uma regravação da história. O título era Voltei pra Você. A regravação não foi um remake. Ela trazia seis personagens de Meu pedacinho de chão e se desenrolava a partir deles.
  • O ator Maurício do Valle que havia ficado famoso no cinema internacional com seu personagem de um cavaleiro com chapelão e capa de montaria, o Antônio das Mortes, repete a figura, mas sem muito sucesso, na interpretação do vaqueiro Zelão, que cai de amores pela professorinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário