domingo, 28 de outubro de 2012

HÁ 41 ANOS ESTREAVA A NOVELA “BANDEIRA 2”



No dia 28 de Outubro de 1971, estreava a novela ‘Bandeira 2” no horário das 22 horas na Globo,com autoria de Dias Gomes e protagonizada por Grancido Junior, confira o resumo do folhetim:
A telenovela retratou o sub-mundo dos chefões do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Mostrou a rivalidades entre dois bicheiros, com personagens paralelos que mostram a difícil luta pela vida nas zonas populares da cidade, tais como motorista de táxi, retirantes nordestinos, porta-bandeira de escola de samba e outros. A figura principal era Artur do Amor Divino, o Tucão, que disputava com Jovelino Sabonete o controle dos pontos de bicho na zona norte da cidade. Gera-se um conflito quando a filha de Tucão, Taís, se apaixona pelo filho de Jovelino, Márcio. Ainda, a história de Noeli, mulher que se separa do marido Tavinho e vai viver independentemente, trabalhando como taxista. Ela se envolve com o introspectivo filho de Tucão, Zelito. A novela foi ambientada na escola de samba Imperatriz Leopoldinense.
Veja as curiosidades:
  • Bandeira 2 trouxe um dos maiores tipos da teledramaturgia: o bicheiro Tucão, que transformou Paulo Gracindo em grande astro da televisão. O personagem tinha sido oferecido pelo autor a Sérgio Cardoso, que não acreditou no tipo e recusou. Dias, então, chamou aquele em quem desde o início tinha pensado, Gracindo, que aceitou o papel. Sérgio, arrependeria-se e ainda voltaria atrás, mas Dias declinou. "Acho que Sérgio morreu sem me perdoar", diz Dias Gomes em sua autobiografia Apenas um Subversivo.
  • Já em sua autobiografia Antes que me esqueçam, de 1988, Daniel Filho afirma que foi ele quem pensou em Paulo Gracindo para o personagem, lembrando de seu desempenho num papel similar no filme A falecida.
  • A novela proporcionou a estréia de Jandira Martini na televisão.
  • A atriz Marília Pêra, que vinha de grande sucesso como a secretária Shirley em O Cafona, a atração anterior do horário, foi escalada como estrela de Bandeira 2, mas sua personagem, a taxista Noeli, fora suplantada pelo bicheiro Tucão. Aborrecida com o incidente, Marília chegou inclusive a pedir para deixar o elenco da novela, não sendo atendida. Ainda que a novela seja uma das mais importantes, a atriz não gosta de Noeli até hoje.
  • A trilha sonora nacional da novela foi relançada em CD pela gravadora Som Livre em 2001, junto com outras dezenove trilhas, todas nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário